Flip book ou livro filme é uma série de imagens organizadas sequencialmente em blocos ou cadernos, que resulta numa animação quando as páginas são viradas rapidamente, simulando movimento ou alguma outra alteração. Mas, para que isso aconteça, a leitura tem que acontecer da esquerda para a direita, ou seja, de trás pra frente. Assim, o espectador olha para o mesmo ponto e acompanhar o movimento, segurando o livro com uma mão e folheando as páginas com o polegar da outra, com velocidade suficiente para a ilusão de trabalhar. Por isso, flipbook em alemão é Daumenkino , literalmente “polegar cinema”.
Eles podem ser feitos com desenhos, fotografias ou qualquer outro tipo de imagem e são usados também como recursos nos cantos da página de revistas e livros.
O primeiro flipbook foi feito em setembro de 1868, e patenteado por John Barnes Linnett com o nome kineograph (imagem em movimento). Foi a primeira forma de animação para empregar uma sequência linear de imagens, que antes era feita de forma circular. Desde então, muitas outras técnicas e tecnologias surgiram, e o flipbook foi ganhando novas formas.
Olha aí alguns bem bacanas, que podem servir de inspiração! Tem uma série só de esportes, outro maneiríssimo de Parkour, Mario Kart… E o mais criativo de todos: um comercial da MTV, feito com balões de festa!
Assim como outras técnicas primordiais de animação, ele também foi adaptado aos recursos tecnológicos. Já estão disponíveis vários aplicativos de smartphone e sites que convertem arquivos de vídeo digital em flipbooks e também que permitem que qualquer um monte um flipbook digital. O flipbook, disponível na Appstore e o Flipbook Free, disponível no Google Play, a nova loja de aplicativos do Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário